segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Condições de Vida dos soldados nas Trincheiras

Foi um verdadeiro atoleiro, onde os dois lados rivais no conflito passaram anos imobilizados sem conseguir avançar no território inimigo. Iniciada em 1914 por causa de disputas económicas e geopolíticas, a Primeira Guerra Mundial opôs as Potências Centrais (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Turquia) contra os Aliados (França, Inglaterra, Rússia e Estados Unidos). Ela durou até 1918, terminando com a vitória dos Aliados, após a morte de mais de 20 milhões de pessoas! As trincheiras se tornaram o centro das operações militares. Por causa delas, a Primeira Guerra viveu anos de impasse, pois nenhum dos lados tinha força suficiente para avançar as linhas de defesa escavadas pelo inimigo. Os campos de batalha onde ficavam as trincheiras eram um lamaçal constante e um lugar extremamente perigoso. Estudos indicam que quase 35% de todas as baixas sofridas na Frente Ocidental foram de soldados mortos ou feridos quando estavam numa trincheira. No dia-a-dia dos soldados, faltava água e comida e sobravam ratos, lama e muitas doenças.


Andreia Gomes, nº 5

Condições de vida dos soldados nas Trincheiras


As trincheiras eram extensas redes de valas e buracos na terra, de váriosmetros de profundidade, com a base coberta de pranchas de madeira e os ladoscom escadas encimadas por sacos de areia.A vida nas trincheiras era muito dura, durante 3 anos os soldados viveramenterrados na lama, com muito fracas condições de higiene e as condiçõeseram tão más que às vezes o soldado tinha de queimar as próprias roupas parase livrarem dos bichos que se encontravam na lama, pois estes, que de tantomordiscar que quase comiam os soldados vivos, e por isso, a única soluçãoera queimar as roupas, outra situação que se vivia nas trincheiras era queàs vezes o inimigo lançava gases tóxicos sobre as trincheiras e se o soldadonão colocasse a mascara a tempo morria com os químicos, mas, se tivessesorte e não chegasse a morrer os seus pulmões nunca chegariam a ser osmesmos ou seja ficariam para sempre afectados.
A comida também era um problema, pois era muito má e também era difícil de comer com cadáveres por perto com um cheiro horrível.
Eram muitos os soldados os que quando escreviam cartas para casa, mencionavam as más condições de vida e chegavam mesmo a pedir que lhes enviassem alguma comida. Segundo alguns testemunhos, a comida existente, alem de ser má, também era em pouca quantidade, e os biscoitos eram duros que tinham ser posto sob uma superfície e serem partidos.


Catarina Peixoto

domingo, 14 de dezembro de 2008

As Trincheiras

Foi um verdadeiro atoleiro, onde os dois lados rivais no conflito passaram anos imobilizados sem conseguir avançar no território inimigo. Iniciada em 1914 por causa de disputas económicas e geopolíticas. Ela durou até 1918, terminando com a vitória dos Tríplice Entente, após a morte de mais de 20 milhões de pessoas! Por causa delas, a Primeira Guerra viveu anos de impasse, pois nenhum dos lados tinha força suficiente porque os soldados não tinham condições para entrar em guerra, para superar as linhas de defesa escavadas pelo inimigo. Afirma o historiador americano John Guilmartin, da Universidade de Ohio. Os campos de batalha onde ficavam as trincheiras eram um lamaçal constante e um lugar extremamente perigoso. Estudos indicam que quase 35% de todas as baixas sofridas na Frente Ocidental foram de soldados mortos ou feridos quando estavam numa trincheira.
José Grilo