sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A Revolução de Cinco de Outubro de 1910


Nos finais do século XIX, Portugal continuava a ser um país em que se trabalhava muito na agricultura. O Estado para tentar industrializar mais o país mandou construir infra-estruturas necessárias para este efeito, fazendo assim dívidas no estrangeiro, e aumentava os impostos para poder pagá-las, começando assim a haver dificuldades económicas em Portugal.
Havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país, já não queriam reis. As pessoas viam boas vantagens do país ser governado por um Presidente, uma República. Porque os presidentes são eleitos num espaço de tempo curto e para além disso as suas decisões são controladas pelo governo.
A 4 de Outubro de 1910, começou a revolução, através de um plano estabelecido por Machado Santos e outros.
Na manhã de 5 de Outubro desse mesmo ano, ou seja, na manhã seguinte, os que se revoltaram contra a Monarquia anunciaram da varanda da Câmara Municipal de Lisboa que começaria nesse momento a República. Este acontecimento foi muito importante, o que fez com que essa data viesse a ser feriado.
O primeiro Presidente foi Teófilo Braga, mas foi só presidente do Governo Provisório até às eleições. O primeiro Presidente “verdadeiro” de Portugal foi Manuel Arriaga.
Patrícia Fernandes

Sem comentários: