Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares de exércitos e marinhas revoltaram-se com objectivo de derrubar a monarquia.
A queda da monarquia já era de esperar porque dois anos em antes D. Carlos e D. Luís Filipe haviam sido assassinados por activistas republicanos.
O reinado de D.Manuel tentou ter sucesso mas foi um reinado fraco e inexperiente.
Apesar de o 5 de Outubro não ser uma verdadeira revolução popular mas um golpe de estado em Lisboa houve quem acreditasse em um novo regresso a monarquia.
Desde aí seguiu-se um tempo de democracia republicana caracterizado por instabilidade politica, conflitos com a Igreja e grandes progressos na educação pública.
A chamada “primeira república portuguesa” terminou em 1926 com o golpe de 28 de Maio que daí seguisse uma grande ditadura.
Depois do 5 de Outubro foi mudada a bandeira portuguesa. As cores verde e vermelho significam a esperança e o sangue dos heróis. A esfera simboliza os descobrimentos, os 7 castelos representam os primeiros castelos conquistados por D.Afonso Henriques, as cinco quinas representam os 5 reis mouros vencidos por este Rei e os cinco pontos em cada uma as cinco chagas de Cristo. O hino A Portuguesa, composto por Alfredo Keil tornou-se o hino nacional.
José Cunha
Sem comentários:
Enviar um comentário