sábado, 28 de março de 2009

A arte no século XX

Cubismo
Os elementos reais são deformados, reduzidos a formas geométricas. Uma nova concepção de espaço: não concorda a técnica de perspectiva.
A figura 1, representa a cidade de Espanha, parcialmente destruída na Guerra Civil Espanhola (1936/1937).
Picasso foi quem pintou este quadro na qual lhe pôs o nome de Guernica porque o quadro retrata a dor, o sofrimento, a destruição da guerra (mulheres, crianças, cavalos, etc.)

Abstraccionismo
Na figura 1/2 e 3 que se seguem há uma rejeição total das formas. Predomínio das formas geométricas, linhas e cores independentes da realidade. Expressão de simples impulsos, emoções e sentimentos do artista. Em certas situações pode confundir-se com o cubismo, mas diferente deste estilo. O abstraccionismo afasta-se totalmente do real enquanto o cubismo deforma essa mesma realidade.
Paul Klee: lenda do Nilo



Kandinsky: linha quebrada


Mondrian: cidade de Nova Iorque


Simples anotações pela qual escolhi estes dois tipos de arte:
Eu escolhi estes dois tipos de Arte porque foram estes dois tipos que mais me cativaram. Mas, destes dois tipos o que gostei bastante foi o abstraccionismo porque através desses quadros posso fazer várias reflexões, na qual isso é muito bom, podendo pôr o meu cérebro a funcionar, a tirar partido do que aquelas imagens requerem representar.

Ana Cunha

Sem comentários: